sexta-feira, 22 de outubro de 2010

REGENERAÇÃO VERSUS REPARO

A inflamação é uma condição para que o reparo ocorra, na forma crônica pode estar presente com abcesso(pûs) no qual a remoção do agente agressor leva a cicatrização.
Em geral ocorre em feridas como :
-úlcera por pressão
-feridas crônicas no qual as células mantém um estado inflamatório crônico com celulas como (PMN's e Macrófagos) liberando citocinas pró-inflamatória(IL-F,TNF, IL-6) em um ambiente hostil rico em proteases e radicais livres.
-Ocorre um aumento da permeabilidade
-Transvasa proteínas (capa de fibrina)
-Transdução de sinal;
-Tecido de granulação;
-Biofilme
-Debridamento(ex.processo cirúrgico)-
-Fazer remoção;
-Impedir hemorragia;
-remodelamento.

MECANISMO DE REPARO

Um organismo vivo mantém a capacidade de recuperar suas perdas, esta presente desde o nível celular. Uma célula após sofrer lesão focal, as organelas podem ser isoladas, digeridas, eliminadas ou as perdidas podem ser reconstituídas retornando a estrutura normal graças a um resíduo que vive ao lado da célula e enquanto esta vive; de difícil digestão chamado “lipofuscina”.
A lesão causa perdas significativas de muitas células, onde o reparo é mais complexo e pode assumir dois parâmetros:
_se as células morrem, mas o seu estroma permanece íntegro, o “reparo” neste caso se faz com células do mesmo tipo que se perdem , voltando o órgão a sua estrutura normal.
_se o estroma é destruído o reparo se faz às custas do tecido em um processo chamado “cicatrização” o que em alguns casos aparece acompanhado de regeneração de elementos epiteliais, nos quais podem não produzir a mesma estrutura anterior..

sábado, 16 de outubro de 2010

"GRANULOMA"

GRANULOMA
A Inflamação granulomatosa é um tipo especial de inflamação crônica se constitui de um substrato morfológico indicativo de algumas doenças infecciosas bacterianas, parasitárias e fungicas.
Neste caso trata se de uma resposta inflamatória  á presença de materiais inertes como talco, sílica, berílio, fios de sutura cirúrgica, ou ainda, agressões tóxicas, alérgicas,auto imunes, neoplásicas ou de natureza desconhecida. As principais células envolvidas neste processo são os linfócitos e macrófagos. A Partir da fagocitose desse material ,perdem a sua motilidade, fixam-se no local e se não forem destruídos pelo agente agressor se transformam estruturalmente e funcionalmente dando origem a um granuloma.
Este caracteriza-se por coleções compactas de macrófagos com diferentes graus de modificação e de transformação podendo estar associadas a outras células como linfócitos, plasmócito, mastócito, eosinofilos, fibroblasto além de células multinucleadas e necrose central.
Sendo assim o granuloma é a reposta primitiva, vista como mecanismo de ingestão e remoção de patógenos e irritantes.Da natureza desses agessores, com ou sem capacidade de induzir resposta imunológico, depende a evolução do processo e ainda a sua composição celular.

PNEUMONIA ASSOCIADA A INFLAMAÇÃO

A PNEUMONIA É UM QUADRO SINDRÔMICO RESULTANTE DA INFLAMAÇÃO DO TECIDO PULMONAR. DENTRE OS PRINCIPAIS SINTOMAS ESTÃO:
_Tosse,
_dificuldade de respirar,
_detecção de taquipnéia,
_valores maiores que 60 incursões por minuto,e em casos mais graves:
_convulsões
_sonolência,
_desnutrição grave,
_sinais de insuficiência respiratória como cianose central.
Responsável por 90% das mortes está entre as doenças respiratórias que atingi 10% de crianças menores de um ano.O diagnóstico clínico é feito por sinais radiológicos como cultura das vias aéreas e laboratoriais de inflamação.Dentre os diagnósticos estão:
-biopsia pulmonar a céu aberto,
-biopsia transbrônquica,
-punções pulmonares aspirativas,
-líquido pleural,
-hemoculturas,
-lavado bronco alveolar,
-aspirador traqueal,
-reações imunológicas e detecção de antígeno.
Portanto participam desta resposta mediadores inflamatórios como a proteína C-reativa sem foco infeccioso, a IL-6, e a pro - calcitonina no período neonatal.A melhora crescente de acesso das classes sociais aos serviços de saúde e a incorporação de novas vacinas pode causar um impacto positivo adicional no futuro.