quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Adaptação celular

As células em geral respondem ao aumento da demanda por meio diferentes vias: hiperplasia, hipertrofia ou redução de nutrientes e de fatores de crescimento conhecido como atrofia.
A hiperplasia: resulta em um aumento no número de células de um orgão ou tecido que resulta em um aumento do seu volume, em geral ocorre quando a população celular é capaz de sintetizar DNA através de mitose. Pode ser de dois tipos: hormonal (quando aumenta a capacidade funcional) exemplo: na proliferação do epitélio glandular da mama feminina na puberdade; ou fisiológica (útero gravídico) ou patológica quando ocorre estimulação excessiva das células alvo pelos hormônios (exemplo: na hiperplasia das glândulas endometriais).
A Hipertrofia é o aumento do tamanho das células ou órgão, exemplo: aumento dos seios na amamentação graças a indução da  prolactina e do estrogênio.
A Atrofia é uma adaptação de redução no tamanho da célula devido a perda de substância celular e resulta das seguintes causas:
-diminuição da carga: membro fraturado e imobilizado.
-perda da inervação: no qual depende o funcionamento normal dos músculos.
-diminuição do suprimento sanguíneo: isquemia, exemplo na velhice quando há perda do suprimento sanguíneo no cerébro causa de atrofia progressiva.
-nutrição inadequada: desnutrição protéico calórica associada ao uso do músculo como fonte de energia.
-envelhecimento.
-pressão em outros tecidos.
-perda da estimulação endócrina: menopausa.
Existe ainda a metaplasia uma alteração reversível que ocorre quando uma célula adulta é substituída por outro tipo de célula (exemplo: do colular para o escamoso no trato respiratório) ou (a formação de cartilagem, osso e tecido adiposo) onde não existe esses elementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário