sábado, 14 de agosto de 2010

Alterações regressivas das células- degenerações gordurosas

Degenerações são alterações regressivas manifestadas por modificações na estrutura nuclear ou citoplasmática que resulta em diminuição da função celular. Essas degenerações geralmente são imperceptíveis e aparecem na célula ou estroma em pequena quantidade, e podem ser causadas por:
(hepatócito-com núcleo na periferia com lesão irreversível 
como mostra a seta azul.google imagens)
-Carboidratos
-Proteínas
-Lipídios
-Pigmento ou
-Mineral.
A degeneração gordurosa é um acúmulo de triglicerídeos dentro das células paraquimentosas, e é mais vista no fígado(orgão de metabolismo de gorduras) como também no coração, rins e músculos. Dentre as várias causas está a diabetes melito, toxinas, desnutrição protéica, obesidade, entre outras.
Caracteriza-se com o desenvolvimento de pequenos vacúolos no citoplasma em torno do núcleo no qual cria espaços claros que desloca o núcleo para a periferia da célula.
Sendo assim são varios os mecanismos  que contribuem para a degeneração gordurosa como: ácidos graxos livres no tecido adiposo, ou oxidado por corpos cetônicos, como também a desnutrição protéico que causa mobilização de ácidos graxos de tecidos periféricos e, em outros casos mais graves como envenenamento pode prejudicar a função celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário