terça-feira, 30 de novembro de 2010

PORQUE O CANCÊR MATA?

A mais aceita definição de neoplasia é a do patologista inglês RUBENS WILIIS:
“neoplasia é uma massa anormal de tecido cujo crescimento excede e não está coordenado ao crescimento dos tecidos normais e que persiste mesmo cessada a causa que o provocou”
Por outro lado é sabido que a epiderme que se regenera se regenera das bordas de uma ferida que cresce até que a solução de continuidade seja totalmente recoberta por epiderme neoformada, demonstrando que a aceleração de divisão celular necessária a regeneração também cesse, uma vez cessado ou iniibido o estimulo que a causou.
Por fim sabe se que as células da epiderme ou as células epiteliais das mucosas do tubo digestivo estão em classe permanente, isto é, se divide, se diferenciam e são descamadas.
Tudo isto indica que em circunstancias normais a divisão celular é controlada por fatores reguladores capazes de permitir a manutenção da homeostase.
Mas ainda esta capacidade de escape aos controles se transmite a toda progênie da célula, e com certa freqüência se acentua a que aumente o numero de gerações.
Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.(INCA, GOV)

Um comentário: