terça-feira, 21 de setembro de 2010

CALCIFICAÇÃO DISTRÓFICA

calcificação distrófica (valva aórtica).
Este tipo de calçificação é em geral encontrada nos tecidos com necrose, entre os de tipo: caseosa, de coagulação e gordura, e em casos mais raros liquefativa. É constantemente encontrada nas valvas cardíacas pela febre reumática, ou em processos degenerativos como (calcificação do anel da valva aórtica).
A Calcificação distrófica não reflete apenas o acúmulo de cálcio derivado do corpo de células mortas mas, principalmente uma deposição sobre o tecido necrótico de cálcio da circulação e dos fluidos intersticiais.
Assim em aréas de necrose podem sofrer calcificação todos os tecidos que tenham atividade vital diminuída , como são os tecidos atróficos , as cicatrizes, e as cartilagens e células do sistema nervoso central, e pode ser também ser encontrada na média das artérias ou notável nos membros inferiores como na (arteriosclerose de monckeberg).
O Diagnóstico clínico pode ser encontrado em mamografia que revela microcalcificação que indica câncer de mama, em cérebro de crianças com taxoplasmose congênita, ou calcificação fisiológica da pineal indica a linha média do cerébro no exame radiográfico  ou em outros casos atingir pontos críticos (coronários,valvas cardíacas) e neste caso manifestar sintomas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Montenegro MR.Franco M. Patologia -processos gerais.4 ed-São Paulo.Editora Atheneu,2008.

Um comentário: