terça-feira, 21 de setembro de 2010

UMA VISÃO GERAL À INFLAMAÇÃO CRÔNICA

A Inflamação crônica ocorre quando o agente inflamatório não é eliminado pelo processo agudo, ou seja, não supera as fases resolução, cicatrização ou formação de abcesso.
Neste caso existem vários motivos pelos quais os agentes agressores persistem na aréa inflamada que em vez de exsudato rico em líquido, fibrina e neutrófilos, ocorre um aumento de linfócitos, macrófagos, proliferação de vasos ou fibroblastos com deposição de colágeno.
Os motivos em circunstância para permanecer nos tecidos podem ser inertes, insolúveis ou por ter dificuldades para sua eliminação, é o que aconteçe em tecidos superativos que podem ser localizados na profundidade dos tecidos ou no interior de vísceras (abcessos crônicos) ou atingir células do hospedeiro e se instalar como aconteçe na "hanseníase".
Sendo assim difere da inflamação aguda pela sua longa duração e pela ausência de quatro sinais cardinais ou algumas vezes pode ser precedido por repetidas inflamações agudas como pielonefrites, ou é insidiosa sem manifestar sintomas clínicos ,como aconteçe em doenças por agentes intracelulares ou reações imunológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário