quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ÚLCERAS EM PÉS DIABÉTICOS

A Úlcera se caracteriza por um defeito local ou escovação da superfície de um orgão ou tecido, produzido por uma descamação de tecido inflamatório necrótico.
A Infecção de pé,ou seja, a multiplicação de microorganismos em tecidos, geralmente começa com trauma ou ulceração que embora permaneça na superfície pode acometer estruturas mais profundas e pode estar associada a 60% das amputações, segundo a sociedade brasileira de infectologia (2010): " O Risco da infecção aumenta conforme a profundidade da úlcera e é cerca de sete vezes maior em pacientes cujo a úlcera penetra no osso".
O Diagnóstico clínico é comum ao da inflamação: é realizado por meios de achados com presença de secreção purulenta, com pelo menos duas das seguintes características: edema, endurecimento, calor, dor local e eritema ao redor da lesão, ou ao mesmo tempo pode ter presença de necrose, odor fétido e demora do processo cicatricial.
Neste caso é fundamental no atendimento a úlcera de pé diabético realizar uma boa avaliação,e direcionar o melhor tratamento, sendo que o tempo de cicatrização pode ser maior que 24 meses.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Editado por Sociedade brasileira de infectologia.vol.14.editora: LTDA(2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário