quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O EXSUDATO INFLAMATÓRIO...

Recebe o nome exsudato o líquido rico em macromoléculas e células que se acumula nos interstícios da aréa inflamada , no qual difere do transudato que se acumula em especial em cavidades , como pleura, peritônio ou pericárdio.
Na inflamação como consequência do aumento da permeabilidade vascular ocorre um aumento da concentração de elementos figurados o que aumenta a viscosidade e o contato das células com o endotélio, facilitando sua saída com os vasos. Em contraste com a progressiva queda da velocidade da circulação a aréa inflamada passa a não ser oxigenada o que pode causar a morte dos tecidos.
O aumento da quantidade de líquidos nos intertícios leva o aumento da drenagem linfática ,o que poder ser benéfico por permitir a retirada do agressor ou pode disseminá-lo.
O exsudato inflamatório consequente do aumento da permeabilidade vascular é importante na contenção e limitação da agressão ,pois dilui o agente agressor , facilita a sua retirada do local e traz para o interstícios anticorpos , complemento e outras macromoléculas envolvidas na inibição ou mesmo destruição de certos agressores ,assim na modulção da própia resposta inflamatória.
Além disso várias células participam desse processo como os polimorfos nucleares,macrófagos, basófilos, eosinófilos, mastócitos, linfócitos, plasmócitos e plaquetas.

3 comentários: